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5 dicas para aumentar o ticket médio do supermercado

5 dicas para aumentar o ticket médio do supermercado

Um dos principais objetivos de todo comércio é aumentar e fidelizar o maior número possível de clientes. No entanto, se você trabalhar bem o ticket médio no supermercado, verá que sempre há espaço para aumentar as vendas, mesmo mantendo constante a sua base de consumidores.

Qual a importância de analisar o ticket médio do supermercado?

Para medir a evolução das suas vendas, não basta considerar somente o volume total e compará-lo com períodos anteriores. É necessário também saber qual a média de gastos dos seus clientes. Isso é muito importante para que você possa traçar estratégias de forma que o consumidor gaste cada vez mais quando for às compras.

Quando você sabe quanto o seu cliente costuma gastar, consegue ser mais assertivo ao direcionar os esforços de vendas para o perfil certo de consumidores. Isso porque é muito comum determinados clientes serem atraídos somente por cupons ou promoções. É claro que eles são importantes para o seu negócio, mas não é esse perfil que dará consistência aos seus resultados em longo prazo. Em outras palavras, vale mais a pena investir em clientes fiéis do que no aumento sem critério da sua base.

Pensando nisso, preparamos esse material com cinco dicas para ajudar a aumentar o ticket médio de suas vendas. Confira a seguir!

Dica 1 – Conheça o perfil dos clientes

Esse é o ponto de partida para você aumentar o seu ticket médio. Ao conhecer o perfil dos seus clientes, você conseguirá trabalhar melhor os seus hábitos de consumo.

Porém, saiba que analisar o cliente não é somente observar o seu poder aquisitivo e as suas preferências. É importante também ficar atento aos hábitos de compras.

Por exemplo, há clientes que concentram as compras em poucas idas ao supermercado. Outros, têm o costume de ir várias vezes por semana e realizam pequenas compras. Para cada um dos casos, deve haver uma estratégia diferente que os faça comprar mais cada vez que forem ao supermercado.

Dica 2 – Faça promoções

As promoções também são ótimas formas de fazer o cliente aumentar as suas compras. Nesse sentido, montar combos de produtos complementares, por exemplo, funciona muito bem.

No entanto, para ter bons resultados com promoções, elas devem ser bem planejadas. Para obter resultados positivos com essas ações, identifique aqueles itens que têm menos giro no estoque e negocie descontos ou bonificações com fornecedores.

Dica 3 – Crie um programa de fidelidade

Normalmente, os programas de fidelidade conseguem conquistar e reter clientes por um longo período. Nesse sentido, os consumidores percebem a ação como uma forma de retribuição e, naturalmente, acabam ficando mais ligados ao estabelecimento.

São inúmeras as vantagens que se pode oferecer nos programas de fidelização. Descontos, parcerias com outros estabelecimentos, sorteios, enfim, o importante é encontrar a estratégia que mais faça sentido para os seus clientes e para o supermercado.

Dica 4 – Tenha um cartão próprio

Além de dar mais visibilidade e fortalecer a sua marca, ele também ajuda a fazer o cliente gastar mais a cada compra.

Isso porque, com um cartão próprio, normalmente o consumidor tem descontos e prazos diferenciados. Logo, ele aproveita para gastar um pouco mais em função desses benefícios.

Outro ponto positivo desse meio de pagamento é tornar as vendas mais recorrentes. É muito difícil que um cliente vá ao supermercado somente para pagar a fatura do mês. Em vez disso, ele sempre acaba comprando algo, mesmo que por impulso.

Dica 5 – Ofereça uma boa experiência de compra ao cliente

Um dos segredos para aumentar o ticket de venda é fazer com que o cliente permaneça mais tempo dentro do supermercado. Mas ele só fará isso se o ambiente for convidativo, não é mesmo?

Por isso, é importante investir em um bom layout para que o consumidor circule confortavelmente entre os corredores da loja. Além disso, manter as gôndolas bem organizadas, a climatização adequada e a limpeza do ambiente também contribuem para aumentar o tempo que o seu cliente gasta no supermercado.

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