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6 erros mais comuns que afastam os clientes do supermercado

6 erros mais comuns que afastam os clientes do supermercado

Tão importante quanto conquistar novos clientes é mantê-los satisfeitos, não é mesmo? Isso é ainda mais desafiador em segmentos de alta concorrência, como o de supermercados.

Por isso, é fundamental ficar atento a alguns erros que podem afastar os clientes do seu negócio.

Muitas vezes, quando identificados rapidamente, eles podem ser revertidos de forma bastante simples, dessa forma, evitando a evasão dos clientes.

Siga a leitura do artigo e conheça seis dos principais erros que podem afastar os consumidores.

1 – Falta de produtos nas gôndolas

Esse é um dos principais erros que podem afastar os clientes do supermercado.

Para entender, basta se colocar no lugar do consumidor. Se você vai a um supermercado e não encontra o que foi comprar, provavelmente você procurará outro local na mesma hora, certo?

Já, se você encontrar o que precisa nesse novo local, as chances de voltar na loja anterior são mínimas.

Para evitar isso no seu supermercado, você precisa conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes e controlar bem seu estoque.

Isso já o ajudará a impedir descontentamentos por falta de produtos.

2 – Layout mal planejado

Pouco espaço para circulação e gôndolas desorganizadas causa desconforto nos clientes e torna mais difícil encontrar os produtos.

Esse erro também afasta os clientes do supermercado e deixa uma impressão de descaso no estabelecimento.

Mesmo que você tenha um espaço pequeno, é possível organizá-lo de forma prática e agradável para o trânsito das pessoas.

Para isso, disponha os produtos ordenadamente nas prateleiras, deixe um espaço adequado entre os corredores e sinalize onde estão os produtos.

3 – Negligência com o bem-estar dos clientes do supermercado

Quem nunca teve a experiência de entrar em um local para fazer compras e sair logo em seguida sem ter comprado nada por causa do barulho ou da temperatura inadequada, por exemplo?

Por outro lado, há aquelas lojas que, além de uma boa climatização, oferecem uma música ambiente, boa iluminação, limpeza e outras condições para que a experiência de compra seja agradável.

Então foque no bem-estar dos consumidores no seu estabelecimento.

Dessa forma, além de gastarem mais por ficarem mais tempo dentro do supermercado, certamente retornarão com mais frequência.

4 –Ilhas mal organizadas ou desatualizadas

Organizar mal ou não atualizar uma ilha é um dos erros mais graves que você pode cometer.

As ilhas são cartões de visitas dos supermercados, o cliente percebe rapidamente quando elas estão bonitas ou possuem produtos diferentes desde a sua última vinda ao supermercado.

Por isso, escolha bem os produtos que deseja expor e faça isso de forma harmônica, combinando cores, por exemplo, e sem excessos na quantidade de itens.

Além disso, troque os produtos periodicamente, pelo menos uma vez por semana. Isso irá melhorar o apelo visual e também ajudará na rotatividade de produtos que, eventualmente, não estejam girando muito no estoque.

5 – Não estar atento às tendências do mercado

Mesmo que você conheça o perfil e os hábitos de consumo do seu público, não se atualizar sobre as tendências também é um erro que poderá afastar os clientes do supermercado.

Até os consumidores mais tradicionais gostam de novidades. E há marcas e produtos novos surgindo o tempo todo, o que, inclusive, pode ser bom financeiramente para o seu negócio.

Crie o hábito de pesquisar tendências e anunciar novidades na sua loja com alguma periodicidade.

Essas ações ajudarão a manter o interesse dos atuais clientes e, também, a despertar a curiosidade de novos públicos.

6 – Mau atendimento  

Por fim, um dos mais graves erros de qualquer negócio é o mau atendimento. Funcionários mal treinados, que não conhecem as mercadorias ou os processos (como trocas, formas de pagamento, entre outros), fazem com que vendas sejam perdidas e causam uma péssima impressão aos clientes do supermercado.

Além disso, tratar os clientes com desatenção ou forçar a barra para tentar vender mais, também compromete seriamente a imagem do seu estabelecimento.

Por isso, é fundamental que exista uma padronização na orientação de sua equipe. Todos, sem exceção, devem conhecer bem o seu trabalho e dar o melhor atendimento possível aos clientes tanto no momento da compra quanto no pós-venda, se necessário.

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E veja também COMO ORGANIZAR O HORTIFRÚTI NO SUPERMERCADO.

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