google-site-verification=WMRpbi9GHgjdvf7d_Qoug8HXgCoUHt7QWV-5v6QSAEY

6 ideias para fazer promoções em supermercados

6 ideias para fazer promoções em supermercados

As promoções em supermercados são fundamentais para atrair e fidelizar os clientes. Mas não pense que basta só baixar os preços para que as vendas aumentem. Para que a estratégia funcione, além de uma divulgação eficiente, é necessário, também, um bom planejamento.

Preparamos este artigo com 6 ideias para fazer promoções em supermercados que lhe tragam ótimos resultados.

Confira a seguir!

Como fazer promoções em supermercados

A primeira coisa a fazer é um planejamento para definir quais itens entrarão em promoção.

Isso é fundamental para que a margem de lucro do supermercado não seja afetada quando as mercadorias forem vendidas com descontos, afinal, de nada adianta vender um produto barato se isso for trazer prejuízo às vendas, certo?

Algumas dicas para ajudar a elaborar um bom planejamento são as seguintes:

– Identifique no seu estoque quais os produtos que, caso sejam vendidos abaixo do preço, não comprometerão o resultado das vendas.

– Identificados esses produtos, procure melhorar a negociação com os seus fornecedores mediante determinado volume de compras, por exemplo. Assim, você conseguirá reduzir o custo das mercadorias da promoção, e isso aumentará ainda mais as suas margens.

– Não esqueça de colocar em promoção também aqueles itens que podem estar com os prazos próximos do final da validade.

– Caso você esteja trocando de fornecedores, ou comprando alguma marca nova, avalie se não é o caso de promover esses produtos para torná-los mais conhecidos e facilitar as suas vendas.

– Estabeleça um prazo para a promoção, assim evitará que os preços reduzidos das mercadorias prejudiquem o seu resultado.

– No final do período da promoção, apure os volumes dos itens vendidos para saber quais foram os que mais trouxeram resultados. Isso poderá ser útil para as próximas promoções que você realizará.

Depois dessas dicas iniciais de planejamento, veja agora seis ideias para colocar as promoções nos supermercados em prática.

Dica 1 – Prepare-se para receber os clientes

A primeira coisa a fazer é ter certeza de que o supermercado está preparado para receber os clientes. Isso envolve desde os níveis de estoques até a organização adequada das prateleiras, que devem dar o devido destaque aos produtos em promoção.

Não se descuide desses detalhes, pois a falta de mercadorias e desorganização dos itens causam frustração e podem custar o retorno dos clientes à sua loja.

Dica 2 – Faça uma boa divulgação

Definidos os produtos e a duração da promoção, faça uma boa divulgação na sua região e nas redes sociais. Selecione também alguns itens para anunciar como ofertas-relâmpago. Isso cria um senso de urgência no consumidor, e costuma trazer bons resultados para as vendas.

Dica 3 – Conceda descontos mediante a quantidade comprada

Promoções do tipo “leve mais, pague menos” costumam ter bons resultados nas promoções em supermercados. então, para garantir as vendas, dê preferência àquelas mercadorias que os clientes costumam comprar em maiores quantidades.

Dica 4 – Defina um dia específico para determinadas mercadorias

Uma prática comum nas promoções em supermercados é estabelecer um dia da semana para determinadas mercadorias.

A “terça-feira verde”, a “sexta das bebidas”, a “quarta dos produtos de limpeza”, o “sábado do churrasco”, são ideias que criam o hábito de consumo no cliente, ou seja, faz com que ele lembre da sua loja quando pensar em cada um desses itens.

Dica 5 – Crie promoções mais frequentes para os setores de mais vendas

Alimentos e itens de higiene e limpeza costumam ser alguns dos segmentos de maior volume de vendas nos supermercados.

Por isso, é interessante que você sempre tenha itens em promoção nesses setores, de preferência do tipo “leve mais, pague menos”.

Dica 6 – Aproveite períodos específicos do ano para determinadas promoções

Por fim, sempre é bom criar promoções nos supermercados em alguns períodos específicos do ano.

Datas festivas como Dia das Mães, Páscoa, Natal e Ano Novo, por exemplo, sempre costumam movimentar mais as vendas, então use a criatividade nesses momentos.

Ofereça degustações junto das promoções, faça sorteios, cartões fidelidade, enfim, aproveite a ocasião para fortalecer a sua marca e fazer com que os clientes lembrem da experiência de comprar na sua loja. Gostou de nossas dicas sobre como fazer boas promoções nos supermercados? Então acesse o nosso site e conheça melhor os produtos e serviços da Visual Super para a sua loja!

E veja também 7 DICAS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS GÔNDOLAS NO SUPERMERCADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *