google-site-verification=WMRpbi9GHgjdvf7d_Qoug8HXgCoUHt7QWV-5v6QSAEY

7 dicas para a organização das gôndolas no supermercado

7 dicas para a organização das gôndolas no supermercado

A organização das gôndolas no supermercado pode ser decisiva para a experiência de compras do seu cliente e para o sucesso de suas vendas. Afinal, um layout bem projetado é fundamental para a visualização e valorização dos produtos, não é mesmo?

Neste artigo, entenda a importância de organizar bem as gôndolas no supermercado e veja também7 dicas para a organização das gôndolas de forma mais eficiente para o seu comércio. Acompanhe a leitura!

Por que organizar as gôndolas no supermercado?

Se os produtos estão bem distribuídos e padronizados, os clientes encontrarão o que querem mais rápido, agilizando assim suas compras.

O contrário disso tornara a experiência de compra desagradável e pode custar o retorno do consumidor ao seu estabelecimento.

Veja agora as dicas básicas para um layout agradável e convidativo ao consumo.

1 – Conheça as principais formas de organização das gôndolas

A primeira coisa a fazer é conhecer as diferentes formas de organização das gôndolas. As principais são:

Vertical

É uma das formas mais fáceis de visualização dos produtos, isso porque o consumidor consegue identificá-los enquanto caminha pelo supermercado.

Horizontal

Já a organização horizontal não é tão prática quanto a vertical, pois os produtos são dispostos em níveis. Isso pode dificultar a sua visualização.

Blocos

Formato interessante quando se quer dispor os produtos por marcas ou categorias, pois facilita a comparação do consumidor.

Sazonais

São os nichos normalmente relacionados a datas específicas, como Natal e festas juninas, por exemplo. Além de facilitar a visualização dos produtos, o layout sazonal tem o poder de estimular as vendas.

2 – Faça um estudo do uso do seu espaço

Independentemente do espaço disponível, é aconselhável que as prateleiras e gôndolas ocupem no máximo 40% da área total.

Isso torna a circulação dos clientes mais fluidas, facilitando a localização dos produtos.

Se o seu espaço for pequeno, aposte em alguns truques, como boa iluminação, espelhos e paredes externas de vidro (quando possível), por exemplo.

3 – Identifique os pontos de mais circulação do ambiente

Nos supermercados, as áreas de maior circulação de clientes são chamadas “pontos quentes”.

É importante que você identifique esses pontos para colocar ali as gôndolas com os produtos de maiores margens de lucro e, também, as mercadorias que estão com baixa saída para tentar impulsionar as suas vendas.

4 – Observe o sentido da direita para a esquerda

De forma geral, os consumidores se movimentam dentro do supermercado no sentido da direita para a esquerda. Por isso, é importante que os produtos com maior giro fiquem nas gôndolas à direita do corredor, o que facilitará a sua venda.

5 – Dê especial atenção à “área nobre”

A área nobre das gôndolas é a parte do centro e superior das prateleiras. Isso porque são esses os pontos que atraem naturalmente o olhar do consumidor.

Logo, é importante que nesses locais estejam os produtos mais lucrativos e, também, os mais procurados pelos clientes de forma geral.

6 – Localização estratégica para setores dentro do supermercado

Se o seu supermercado tem setores como padaria e açougue, por exemplo, é interessante que eles fiquem no fundo da loja. Dessa forma, para chegar até eles, o cliente passará antes por várias gôndolas, o que pode incentivar mais o consumo.

Nesses setores, é importante ter gôndolas específicas. Por exemplo, biscoitos, torradas e doces próximos da padaria, e gôndolas com carvão, espetos, facas e temperos para carnes na parte do açougue.

7 – Pense nas crianças NA ORGANIZAÇÃO DAS GÔNDOLAS!

É natural que os pais levem os filhos ao supermercado, o que, normalmente, faz com que os gastos sejam maiores do que o previsto.

Para facilitar a vida dos pequenos, disponha os produtos que eles mais gostam nos espaços inferiores das gôndolas para que fiquem ao alcance de seus olhos.

Salgadinhos, balas coloridas, material escolar, e tudo o que possa chamar atenção das crianças devem estar no seu campo de visão.

Além disso, é interessante ter também opções saudáveis de alimentação nessas posições, o que auxiliará os pais na tarefa dos bons hábitos alimentares.

Lembre-se sempre do poder de convencimento dos pequenos na hora das compras!

Gostou de nossas dicas sobre a organização de gôndolas? Quer saber mais sobre o assunto ou sobre outros produtos para supermercados?

Então, acesse nosso site e confira os produtos e soluções que a Visual Super tem para você!

Veja também COMO ORGANIZAR O HORTIFRÚTI NO SUPERMERCADO!

1 comment

Muito bacana, informações de suma importância para tirar melhor proveito nas vendas através da melhor exposição dos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *