google-site-verification=WMRpbi9GHgjdvf7d_Qoug8HXgCoUHt7QWV-5v6QSAEY

Como organizar o hortifrúti no supermercado

Como organizar o hortifrúti no supermercado

Dentro de um supermercado, as frutas e verduras são alguns dos produtos que mais despertam a atenção dos consumidores em relação à aparência. Por isso, a organização do hortifrúti é muito importante nas lojas.

Se você está pensando em reorganizar o seu hortifrúti, ou em montar essa seção no seu supermercado, veja algumas dicas para fazer isso da melhor forma possível!

Dica 1 – Defina o local do hortifrúti

A primeira coisa a fazer é definir onde será organizado esse setor no seu supermercado. Uma boa dica, por exemplo, é deixá-lo mais ao fundo do estabelecimento, próximo ao açougue, com isso os clientes passarão por vários setores até chegar aos hortifrútis, o que poderá incentivá-los a comprarem mais.

Dica 2 – Faça a lista de equipamentos

Uma vez definido o local, você já saberá a quantidade e o tamanho dos equipamentos que poderá ter. Dessa forma, já pode começar a organização do hortifrúti.

Você precisará de itens que lhe permitam expor e armazenar as frutas e verduras, como gôndolas, bancas e vascas e balcões refrigerados.

Não podemos esquecer de balanças para os alimentos. Você pode optar por ter o equipamento junto da seção de hortifrútis ou o checkout com balança, que pesa as mercadorias diretamente no caixa.

Esse último formato é interessante para que você não precise de um funcionário dedicado somente à pesagem dos itens.

Dica 3 – Explore as cores dos hortifrútis para chamar atenção

A primeira dica tem a ver com o apelo visual que o colorido das frutas e verduras proporciona ao ambiente. Afinal, esse é um setor do supermercado que mais agrada por causa das cores e dos aromas, não é mesmo?

Para uma boa organização do hortifrúti, intercale as cores dos produtos. Isso tornará o ambiente ainda mais bonito e fará com que as pessoas aumentem a circulação e consumam mais.

Dica 4 – Revise constantemente as frutas e verduras expostas

Por serem produtos perecíveis, os hortifrútis exigem mais atenção do que outros itens do supermercado.

Não é raro encontrarmos uma fruta murcha, ou um legume amassado nas gôndolas, por exemplo.

Se isso não for corrigido rapidamente, irá comprometer o visual do setor e poderá deteriorar os outros produtos, dessa forma, prejudicando a qualidade do seu atendimento.

Por isso, na organização do hortifrúti, esteja sempre atento à qualidade dos produtos. Molhe as plantas, troque as frutas e verduras murchas ou estragadas, e habitue-se a fazer isso mais de uma vez por dia.

Dica 5 – Cuide para que frutas e verduras não fiquem empilhadas de forma inadequada

Se você tiver cuidado com o estoque, de forma que os hortifrútis não fiquem empilhados ou excessivamente juntos, isso fará com que não tenham que ser substituídos com tanta frequência nas gôndolas. Logo, você precisará revisar as gôndolas com menor frequência e, certamente, irá economizar tempo e dinheiro.

Dica 6 – Organize os hortifrútis de forma diferente nos dias de feira

Há tempos, já não é só na rua que acontecem as tradicionais feiras. Quase todos os supermercados têm essa prática e, nesses dias, é bom que a organização dos hortifrútis seja diferente.

Dispor as frutas e verduras de outro modo nos dias de feira ajudará o consumidor a lembrar da data. Além disso, facilitará a venda de itens que você deseja colocar em promoção.

Outra boa estratégia é, nos dias de feira, contar com hortifrútis diferenciados ou sazonais e promover degustações para incentivar as vendas. Em dias quentes de verão, por exemplo, ofereça provas de frutas geladas, como abacaxi e melancia.

Dica 7 – Utilize etiquetas de preço nos itens do hortifrúti

É normal que se utilize etiquetas de preço em locais de difícil visualização no supermercado. No caso específico dos hortifrútis, boa parte dos consumidores é de  pessoas idosas e, normalmente, têm algum problema de visão.

Caso o preço não esteja em local bem visível, isso pode criar uma experiência negativa de compra, ao mesmo tempo que poderá fazer com que o cliente saia do estabelecimento sem levar a mercadoria.

Dica 8 – Tenha um setor de orgânicos no seu hortifrúti

Por último, mas não menos importante, não deixe de ter orgânicos em seu hortifrúti.

O número de consumidores que buscam sustentabilidade e alimentos mais saudáveis é cada vez maior, além dos orgânicos serem uma tendência crescente.

Ao comprar esses produtos você estará ajudando pequenos produtores, dessa forma contribuindo para o fortalecimento da economia local.

No entanto, antes de selecionar os fornecedores, informe-se sobre as exigências legais e certificações necessárias para esses produtos.

O Ministério da Agricultura disponibiliza aos produtores de orgânicos um selo de qualidade. Para isso, eles devem cumprir várias determinações e são fiscalizados periodicamente, dessa forma, você terá certeza de que estará comprando produtos de boa procedência.

Gostou das nossas dicas sobre a organização do hortifrúti no seu supermercado? Acesse o site da Visual Super e conheça a nossa linha de produtos para supermercados!

veja também 7 DICAS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS GÔNDOLAS NO SUPERMERCADO e otimize ainda mais as suas vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *