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O papel vital do pensamento estratégico na montagem do PDV

O papel vital do pensamento estratégico na montagem do PDV

“As pessoas geralmente escolhem produtos não pelo que são, mas por causa de onde estão.” – James Clear, Hábitos Atômicos. 

Como já sabemos, a visão possui um grande poder sobre nossos desejos, e com um posicionamento de produtos nas gôndolas você terá um diferencial estratégico competitivo e forte no mercado.

Isso sem falar nos inúmeros benefícios de colocar estrategicamente em prática, aumentar a demanda por produtos, estabelecer parcerias com varejistas para divulgar seus produtos. Estabelecer e manter relacionamento com os principais contatos da cadeia de suprimentos e aumentar no mercado a autoridade de sua marca. 

Ou seja, a melhor estratégia de ponto de venda está ligada ao atendimento e as necessidades de quem visita a loja para realizar uma compra …

Preste atenção em seu público

Entre clientes da marca e visitantes do PDV. São eles que definem o melhor posicionamento do produto no ponto de venda.

É claro que a indústria e o varejo fazem parte do processo de tomada de decisão, mas, em última análise, as pessoas que fornecem os insights mais valiosos para o plano de ação são o público.

Desenvolver a melhor estratégia significa não apenas observar e ouvir a opinião dos compradores, mas também observar e ouvir aqueles que param de comprar.

 

Gestão de categorias

As categorias de produtos variam de acordo com o papel que desempenham no seu supermercado, como: destino, rotina, sazonal ou ocasional, conveniência, portanto deve ser usado o gerenciamento de classificação.

Organize as tarefas básicas dessas funções de acordo com o portfólio da marca, ocasiões de consumo e perspectiva do comprador.

Para definir uma categoria, várias questões precisam ser consideradas, incluindo canais, PDV, estratégia do varejista e os próprios objetivos estratégicos da marca. Mas, para ter sucesso, também é importante analisar a árvore de decisão do cliente. 

Você vê a importância de entender o seu público o máximo possível?

Pense além

Que tal usar pontos extras? Eles podem aumentar a venda de produtos por ser um espaço a mais que o produto tem de exposição em loja.

Eles fornecem aos clientes mais visibilidade, incentivam compras por impulso, comunicam as principais ofertas e promoções, promovem viagens de compras, fortalecem a marca e aumentam o giro de produtos. 

Tenha um plano de ação a longo prazo

A estratégia inteligente que considera o melhor posicionamento do produto no ponto de venda também está relacionada ao planejamento, então é essencial criar um calendário promocional. 

Alguns pontos importantes que podem ser usados ​​como inspiração incluem as seguintes informações: feriados nacionais e regionais; aniversários da cidade; datas nacionais e regionais; eventos; datas comemorativas.

As datas ou comemorações específicas podem te ajudar a vender mais, pode-se, por exemplo, usar a sazonalidade a seu favor para personalizar ações e campanhas, e esteja sempre à frente, pense no futuro.

E lembre-se: este é um trabalho em equipe, portanto envolva os times de marketing, vendas e trade marketing para pensarem conjuntamente sobre um cenário que seja positivo para todas as áreas.

Ah, inclua também seus fornecedores  neste plano de ação!

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