fbpx

Utilizar o Cross Merchandising para aumentar as vendas no supermercado

Utilizar o Cross Merchandising para aumentar as vendas no supermercado

Se você está pensando em alternativas para atrair novos clientes e aumentar as suas vendas, saiba que o cross merchandising pode ajudá-lo.

Essa técnica é muito eficiente e pode ser aplicada em qualquer tipo de estabelecimento comercial. Além de aumentar o faturamento de forma geral, ela contribui para o crescimento do ticket médio de consumo do seu cliente.

A seguir, veremos o que é e como essa técnica pode ser aplicada no seu supermercado. Confira!

O que é o cross merchandising?

Também chamada de merchandising cruzado, a técnica consiste em expor produtos diferentes lado a lado na organização das gôndolas.

A princípio, isso parece não fazer muito sentido. Mas colocar temperos de carne e revistas de gastronomia próximas ao açougue do supermercado pode ser uma boa estratégia de vendas. Assim como achocolatados e leite em gôndolas próximas à padaria também podem favorecer as compras por impulso.

Essa é a lógica do cross merchandising. Por meio de associações entre os produtos é possível estimular as vendas e fazer com que o cliente adquira itens que não estavam previstos em suas compras.

Veja agora algumas formas de fazer um merchandising cruzado eficiente.

1- Conheça o seu público-alvo

A primeira coisa a fazer é entender o perfil de consumo dos seus clientes. E isso só será possível se você conhecer o seu público-alvo.

Grandes atacadistas, por exemplo, costumam atrair clientes pelos preços. Logo, pouco adiantará investir em combinações entre produtos mais caros. Nesses casos, é importante dar foco a produtos mais populares e, daí sim, estudar as melhores relações entre eles para estimular as vendas.

Por isso, conheça bem as necessidades de seus clientes. A partir disso você conseguirá identificar as mercadorias de maior giro.

2 – Utilize a sazonalidade a seu favor

Utilizar produtos sazonais também é uma excelente forma de fazer o cross merchandising. É bem comum vermos isso em datas festivas (ilhas de Festas Juninas com pipocas e doces diversos) ou em estações específicas do ano (queijos e vinhos no inverno).

Não perca a chance de usar a sazonalidade a favor das suas vendas. Mas, para um melhor resultado, invista em um layout bonito para essas ilhas, que chame a atenção do consumidor.

3 – Procure promover produtos mais caros ou de baixo giro

Em um supermercado, existem aqueles produtos de maior valor agregado e que são comercializados em menor escala e com menos frequência.

Que tal fazer promoções com vinhos, saca-rolhas, tábuas e facas de queijos? Dessa forma, você consegue alavancar as vendas de diversos itens, pois as chances de que o cliente compre por impulso são grandes. Caso contrário, possivelmente ele não lembraria dos itens de bazar, ou não estaria disposto a ir até o setor somente para procurá-los.

4 – Promova o live marketing

As degustações são exemplos de ações de live marketing, que podem impulsionar as vendas no supermercado. Nessas horas, também é possível utilizar a técnica.

Quem sabe aproveitar o novo lançamento da padaria para oferecer patês e antepastos, por exemplo? Perceba que as degustações podem impulsionar diferentes produtos ao mesmo tempo. É só pensar em boas combinações!

5 – Use a criatividade

Por fim, se você for criativo e sair do óbvio, poderá descobrir novas oportunidades de vendas e se destacar à frente da concorrência.

Há um exemplo interessante e muito citado como case de marketing. Um supermercado nos EUA percebeu que casais com filhos pequenos saem menos à noite. Para explorar o potencial desse público, a rede colocou cervejas próximas às fraldas, e isso trouxe um excelente resultado para as vendas. Veja como é importante a criatividade na estratégia de vendas, não é mesmo?

Existem varias ferramentas que ajudam a promover esse tipo de ação. Uma das mais utilizadas é a fita cross, o suporte de fita cross como também a hang tab, permitem colocar os produtos uns próximos dos outros.

Essas foram algumas dicas para que você possa utilizar bem o merchandising cruzado. Aqui no blog tem vários outros conteúdos interessantes como por exemplo5 dicas para aumentar o ticket médio do supermercado. Aproveite e siga também as nossas redes sociais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *